El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Ensino de História e a Identidade na Sociedade Multicultural Sueca
Resumen
Nas últimas duas décadas o desgaste da igualdade nas escolas suecas levou os docentes a enfrentar crescentes diferenças a respeito dos resultados dos estudantes em potencial, a motivação e a escola. Porém, a pesquisa sueca sobre o papel da escola na sociedade multicultural, o enfoque não está em práticas docentes, senão em estudos orientados para os problemas de materiais didáticos, os estudantes opiniões e políticas da escola. O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta analítica que consta de quatro possíveis estratégias para o ensino numa sociedade multicultural. A ferramenta de análise será utilizada para, através dos resultados das entrevistas semi-estructuradas, comparar e discutir as experiências de sete professores do ensino secundário superior «de ensino de história na sociedade multicultural sueca. Para justificar a importância deste debate num contexto sueco, aportamos uma breve apresentação da pesquisa sueca no campo. Os professores entrevistados foram escolhidos principalmente por sua reputação como talentosos, ambiciosos, e que encontraram modelos viáveis para realizarem sua prática educativa. A comparação e discussão das experiências dos sete professores mostraram exemplos de semelhanças, mas não um padrão claro em relação com as quatro estratégias, que se desprendem da ferramenta de análise. Parece que é mais importante no fundo os próprios professores, os valores e o contexto educativo que afeta as estratégias que escolhem em sua prática educativa. O resultado mostra que as interpretações sobre as intenções da escola são (muito) grandes, que pode ser uma expressão da falta de clareza nos objetivos e diretrizes da política escolar atual.
Descriptores
Ensino de história, Identidade, Sociedade multicultural, Política da escola, Educação igualitária.
Texto completo
Texto completo em Inglês HTML
Bajar HTML
Texto completo em Inglês PDF
Bajar PDF
Texto completo em Espanhol HTML
Bajar HTML
Texto completo em Espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Nielsen, L. (2013). History Teaching and Identity in the Swedish Multicultural Society. International Journal of Education for Social Justice (RIEJS), 2(1), 139-157.

Nielsen, L. (2013). Enseñanza de la Historia e identidad en la sociedad multicultural sueca. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2(1), 139-157.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player