El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Um Carnaval de Todos e para Todos no Colégio Público Palomeras Bajas. Participação e Justiça Social: O Carnaval como Experiência Educativa e Cidadã
Resumen
O trabalho que apresentamos se enquadra dentro das investigações sobre o problema do bullying e a busca de estratégias para sua prevenção. Concretamente se pretende abordar a relação entre a incumbência de ajuda e as estratégias de enfrentamento nas situações de agressão entre iguais, com dois objetivos fundamentais. Em primeiro lugar, explorar a forma em que estudantes de 10 a 14 anos percebem suas responsabilidades cotidianas de ajuda entre iguais dentro da escola. Em segundo lugar, analisar a relação entre responsabilidades e sua resposta frente a diferentes tipos de agressão (direta, relacional, ciber agressão). No estudo, de desenho transversal, participaram 1018 estudantes. O levantamento de dados ocorreu através de dois questionários. Por um lado, um questionário ad hoc para avaliar responsabilidades com os outros. Por outro lado, um questionário situacional com cinco opções de resposta frente diferentes agressões (passiva, reciprocidade negativa, assertividade, busca de ajuda e outras). Os resultados, com base no pacote estatístico SPSS (ANOVAS) colocaram em destaque que ajudam menos a imigrantes, companheiros novos ou com necessidades especiais. Ainda, destacamos diferenças significativas por idade e gênero. As meninas pontuaram mais alto que os meninos em todas as responsabilidades analisadas (p<.001), que aumenta nos cursos de Secundária. Mesmo assim, se encontrou um aumento das estratégias de enfrentamento negativo nos cursos superiores, especialmente entre jovens do sexo masculino. Por outro lado, os estudantes que pontuaram mais em responsabilidades com os iguais escolheram estratégias de enfrentamento mais positivas.
Descriptores
Relações escolares, Responsabilidade dos estudantes, Relações de ajuda, Incumbência de cidadania, Conduta pró-social, Agressão entre iguais, Bullying, Estratégias de enfrentamento.
Texto completo
Texto completo em espanhol HTML
Bajar HTML
Texto completo em espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Perfetti, P., & Núñez Martín, G. (2013). Un carnaval de tod@s y para tod@s en el Colegio Público Palomeras Bajas. Participación y justicia social: El carnaval como experiencia educativa y ciudadana. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2(1), 159-172.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player