El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Aprendizagem-Serviço no México:
Participação solidária em prol da equidade de gênero
Resumen
Com um objetivo de ação solidária, envolveu-se a estudantes de graduação do curso de nível avançado PS3105 Aplicações em Psicologia Clínica em processos de pesquisa-ação sobre violência conjugal para posteriormente aplicar um programa de intervenção orientado ao empoderamento da mulher. Foram realizados dois estudos com participação de 28 e 30 alunos, respectivamente. O Estudo 1 foi correlacional, transversal de corte quantitativo, com mulheres de idade avançada (N = 134) com a finalidade de avaliar a frequência e a severidade da violência entre cônjuges, o empoderamento, a ideologia de papéis e as atitudes sexistas. O Estudo 2 foi uma pesquisa experimental com modelo pré-teste/pós-teste com um grupo (N = 64) orientado ao empoderamento da mulher através do desenvolvimento da autoestima realista e positiva, com vistas a sair do ciclo da violência. No Estudo 1 os casos de violência se apresentaram com 28.6% de frequência e 29.3% de severidade. O empoderamento da mulher aparece associado ao sexismo ambivalente, enquanto que a ideologia de papéis se relaciona com as atitudes sexistas, mas não com a severidade da violência. Depois da intervenção, no Estudo 2 houve um incremento estatisticamente significativo na autoestima das participantes. Os estudantes, fundamentados no método científico, estudam situações relacionadas com sua profissão de maneira que, de forma inovadora e comprometida, baseados em princípios de bem-estar social, geram conhecimento e aplicam a inteligência humana na transformação da realidade.
Descriptores
Paz, Equidade de gênero, Violência conjugal, Comunidade, Aprendizagem-Serviço, Desenvolvimento profissional, Competencia.
Texto completo
Texto completo em espanhol HTML
Bajar HTML
Texto completo em espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Quiroga, A. (2013). Aprendizaje-Servicio en México: Participación solidaria en pro de la equidad de género. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2(2), 55-73.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player