El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Aprendizagem-Serviço nas práticas externas de graduação: a experiência da Universidade de Rioja na graduação de Serviço Social
Resumen
O Aprendizagem-Serviço pode promover o desenvolvimento de competências psicossociais, além das éticas, cívicas e cognitivas, facilitando o desenvolvimento integral dos estudantes no marco da educação superior. Sua prática foi associada na literatura principalmente a efeitos benéficos no desenvolvimento acadêmico, cívico e ético, no entanto, foi uma área escassamente abordada a partir da perspectiva psicossocial. Existe evidência empírica que relaciona as condutas formais de ajuda com o desenvolvimento sócio emocional, o que leva a crer que a prática de aprendizagem-serviço tivesse também efeitos a este nível. O objetivo do estudo é comprovar o desenvolvimento de competências psicossociais nos estudantes através de um Programa de Aprendizagem-Serviço da Universidade de Deusto. Para isso, selecionou-se duas variáveis: Bem-estar Subjetivo e Adaptação Social. A hipótese é que os alunos que realizem o Programa melhorarão nestas variáveis mais que aqueles que não a realizem. Avaliaram-se e compararam-se dois grupos de alunos baseando-se no fato destes haver realizado ou não o Programa, através de um estudo quase experimental com medidas pre e pós-teste. Encontraram-se efeitos positivos estatisticamente significativos, com um tamanho do efeito entre pequeno e moderado, nas variáveis de estudo no grupo que realizou o Programa. Os resultados evidenciam efeitos positivos do Programa no Bem-estar Subjetivo e na Adaptação Social dos estudantes. Discutem-se possíveis mecanismos explicativos e o potencial do Aprendizagem-Serviço como agente promotor de competências emocionais e sociais na população universitária.
Descriptores
Aprendizagem-Serviço, Bem-estar subjetivo, Adaptação social, Desenvolvimento emocional, Desenvolvimento social, Competência interpessoal, Aprendizagem experiencial, Educação baseada em competências.
Texto completo
Texto completo em espanhol HTML
Bajar HTML
Texto completo em espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Lorenzo, V., & Matellanes, B. (2013). Desarrollo y evaluación de competencias psicosociales en estudiantes universitarios a través de un programa de Aprendizaje-Servicio. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2(2), 155-176.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player