El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Há alguns que sentem que isto é um quebra-cabeça. Notas sobre experiências de Aprendizagem-Serviço na Universidade de Buenos Aires
Resumen
Os debates atuais sobre a universidade e suas transformações incorporaram noções como “responsabilidade social universitária”, “compromisso social da universidade”, ou “pertinência da universidade” e revisitado outras como “função social da universidade”. Ainda que nem todos remetam ao mesmo, e que até possam evidenciar-se diferenças conceituais, ideológicas, geográficas ou políticas, um elemento que compartem é a necessidade de fortalecer o vínculo que a universidade entabula com seu entorno. Neste sentido, exigem relevância práticas universitárias de intervenção comunitária, tais como o voluntariado, a extensão universitária e o aprendizagem-serviço. A partir do ano 2006 desenvolveram-se na Argentina programas de apoio a práticas universitárias de aprendizagem-serviço. Em nível de política pública, o Ministério de Educação criou esse ano o Programa de Voluntariado Universitário (destinado a financiar projetos em universidades públicas), enquanto que a Universidade de Buenos Aires consolidou o programa UBANEX, com similares características. Em ambos os casos, o objetivo consiste em outorgar financiamento a projetos de voluntariado universitário que articulem conteúdos curriculares com a abordagem de algum problema concreto detectado na sociedade, particularmente em âmbitos de vulnerabilidade social. Este estudo analisa como é recebida esta prática dentro da Universidade de Buenos Aires. Indagam-se as motivações dos participantes; as dificuldades e obstáculos; e, finalmente, os diálogos que se iniciam com o restante das atividades e funções que habitam o quefazer universitário.
Descriptores
Educação superior, Educação para a cidadania, Voluntariado, Aprendizagem-Serviço.
Texto completo
Texto completo em espanhol HTML
Bajar HTML
Texto completo em espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Kandel, V.N. (2013). Hay algunos que sienten que esto les parte la cabeza. Notas sobre experiencias de Aprendizaje-Servicio en la Universidad de Buenos Aires. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2(2), 177-193.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player