El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Socio-scientific issues and educating for an ecologically and socially just world: A transdisciplinary approach for engaging pre-service teachers in Science and Mathematics

Problemas sociocientíficos: um enfoque transdisciplinar para reforçar a formação em educação em ciências e matemática dos futuros profesores
Resumen
Durante a última década, os estudantes em formação para o trabalho com alunos dos Ensino Fundamental e Médio da Universidade da Austrália do Sul vem empregando temas sociocientíficos (ISQ) como base para o ensino do currículo de Ciências e Matemáticas de maneira significativa para todos os estudantes, especialmente para aqueles de escolas com menor nível socioeconômico. Utilizamos os desafios filosóficos e pragmáticos associados com a exploração das SSI para ajudar a nossos futuros docentes a conceitualizar formas nas que, como professores de Ciências e Matemáticas, podem ajudar melhor a seus estudantes a entender como se pode viver e atuar de uma forma mais social no mundo ecologicamente justo. Este estudo de caso conta com um coorte de estudantes das primeiras séries do ensino fundamental e se utiliza das fontes de dados para avaliar a eficácia das experiências de aprendizagem desenvolvidas durante o curso. Em primeiro lugar, uma análise da informação adquirida depois de uma avaliação formal em uma "mesa redonda". Em segundo lugar, uma coleção de dados diretos obtidos por entrevistas online realizada com os estudantes. Os resultados mostram que adotar estas estratégias de ensino das Matemáticas e Ciências gera desafios para aqueles futuros docentes dos Ensino Fundamental e Médio não especializados. Da mesma forma, os resultados mostram que estes desafios podem ser minorados através da participação em experiências autênticas que incorporem a aprendizagem voluntária baseada no contexto, nos compromissos ambientais e no enfoque transdisciplinar para o planejamento a longo prazo do currículo. Estos últimos, tiveram um certo êxito demonstrável, sobretudo na conexão e planejamento dos mundos de vida dos estudantes.
Descriptores
Educação em ciências, Educação em matemática,Problemas sociocientíficos, Justiça social, Educação transdisciplinar, Formação do professorado.
Texto completo
Texto completo em Inglês HTML
Texto completo em Inglês PDF
Bajar PDF
Referencia
Paige, K. e Hardy, G. (2014). Socio-scientific issues and educating for an ecologically and socially just world: A transdisciplinary approach for engaging pre-service teachers in Science and Mathematics. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 3(1), 17-36.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player