El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Los cuentos y los juegos de simulación para trabajar la justicia social en el ámbito de las ciencias en las primeras edades

Os contos e os jogos de simulação para trabalhar a justiça social no âmbito das ciências na mais tenra idade
Resumen
A Justiça Social constitui uma referência cada vez mais importante no mundo real, onde os constantes avanços tecnológicos e os efeitos econômicos globais convivem com uma crescente brecha de desigualdade social. Urge a necessidade de conciliar o progresso com o compromisso social. No terreno educativo, esta preocupação estimula o trabalho com a chamada educação em valores, que ao mesmo tempo inclui algumas das mais importantes competências transversais. O objetivo principal deste artigo é comprovar se um conto e um jogo de simulação ambiental podem ser recursos adequados para adquirir valores relacionados com a justiça social no âmbito das ciências na etapa Infantil. Métodos: Analisaram-se as repostas de professores e professoras sobre o valor destes recursos. Também desenhou-se um conto centrado em valores de igualdade de gênero inspirado na Cinderela e com um enfoque participativo, bem como um jogo de simulação que abordasse os recursos naturais e a equidade, e a pobreza. Ambos se aplicaram a meninos e meninas da Educação Infantil. Nos dois recursos tentou-se averiguar as mudanças de ideias produzidos. Resultados: Os docentes valorizaram mais o conto que o jogo como recurso. Os meninos e meninas modificaram suas ideias e visões mediante a interação com o conto e a aplicação do jogo. Discussão: Os dois recursos permitiram desenvolver competências transversais. Os e as escolares melhoraram suas ideias sobre o gênero com um conto participativo. O jogo favoreceu o compromisso para a equidade.
Descriptores
Justiça Social, Educação Infantil, Contos, Jogos de simulação, Ensino das ciências.
Texto completo
Texto completo em espanhol HTML
Texto completo em espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Mateos, A., Bejarano. M. e Moreno, D. (2014). Los cuentos y los juegos de simulación para trabajar la justicia social en el ámbito de las ciencias en las primeras edades. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 3(1), 97-119.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player