El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Programas de Cualificación Profesional Inicial: Percepciones y Perspectivas de Futuro de los Estudiantes en la Provincia de Granada

Programas de Qualificação Inicial: Perceções e Perspetivas de Estudantes na Província de Granada (Espanha)
Resumen
O PCPI (agora Formação Básica) é dentro deste grupo de medidas oferecidas pelo sistema de ensino espanhol e estratégias para a prevenção do fracasso escolar e atenção à diversidade. A sua experiência de escolaridade a partir do programa, a organização modular de PCPI, causas do fracasso escolar, e as perspetivas de futuro. Neste artigo alguns resultados de pesquisa sobre a perceção dos estudantes analisados no PCPI. Uma visão das características dos alunos em que fatores de risco para o insucesso escolar e abandono das percebido oferecido. A pesquisa foi desenvolvida em 50 centros na província de Granada com base em uma pesquisa de método misto. A aplicação dos questionários ocorreu durante o ano de 2011/2012. Ele convidou toda a população, com uma amostra total de 213 professores (62,13% do total) e 803 alunos (46,44% do total). Posteriormente, foram entrevistados 12 professores experientes neste tipo de medidas. Os estudantes apreciam muito o PCPI, porque eles se sentem mais valorizados, qualificados e interessados em seu conteúdo, e especialmente porque eles valorizam a sua formação para enfrentar o mercado de trabalho. A maior conquista é a mudança de atitude em relação aos estudos, e obter uma alta percentagem de conseguir obter o ESO.
Descriptores
Educação secundária, Exclusão educacional, Insucesso escolar, Atenção para a diversidade, Programa de formação profissional inicial.
Texto completo
Texto completo em espanhol PDF
Bajar PDF
Referencia
Amores, F.J. e Ritacco, M. (2015). Programas de Cualificación Profesional Inicial: Percepciones y perspectivas de futuro de los estudiantes en la provincia de Granada. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 4(2), 201-218.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player