A Brecha Digital: Gênero e Jogos de Computador

Resumo


A finalidade deste artigo é reflexionar sobre uma prática concreta que se revelou criadora de desigualdade social na era digital: os jogos de computador desde a perspectiva do gênero. Por isso, faz-se uma revisão da literatura existente e se detalham diversas investigações que mostram o envieso de gênero em diferentes aspectos relacionados com os jogos multimídia. A seguir, mostram-se os resultados de uma investigação desenvolvida pelas autoras que se adentra no sexismo imperante nos jogos multimídia. Para acabar, remarca-se a necessidade de velar pela qualidade dos jogos multimídia, sem esquecer a importância socializadora que têm as novas tecnologias na sociedade atual.

Palavras chave


Gênero, videogames, brecha digital.

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Referência

Escofet, A. y Rubio, M.J. (2007). La Brecha Digital: Género y Juegos de Ordenador. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(1), pp. 63-77.
http://www.rinace.net/arts/vol5num1/art4.pdf. Acesso em (Data).