Questionários Contextuais do SAEB: Análise Qualitativa Baseada
nos Resultados da Análise Fatorial

Resumo


 O objetivo deste estudo é contribuir para o aperfeiçoamento dos questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esses instrumentos são uma importante fonte de informação sobre as variáveis que estão associadas com o desempenho acadêmico dos alunos. No presente estudo foram analisados os questionários do SAEB que foram aplicados na 4ª série em 2001. A análise fatorial das 163 questões relacionadas à escola revelou uma estrutura fatorial com 19 fatores de primeira ordem e 5 de segunda ordem. A estrutura fatorial ficou composta por apenas 51% do total das questões analisadas. A análise de conteúdo das questões não-incluídas na estrutura fatorial indicou como razão provável de não-inclusão a falta de uma das seguintes características: simplicidade, precisão, relevância e clareza. Espera-se que os resultados encontrados nesse estudo sejam um passo a mais para o aprimoramento das medidas de fatores escolares mensurados pelos questionários contextuais do SAEB.



Palavras chave


Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), questionários contextuais, refinamento de instrumentos, análise fatorial.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Rauter, R., Laros, J.A. y Ribeiro, G. (2007). Questionários Contextuais do SAEB: Análise Qualitativa Baseada nos Resultados da Análise Fatorial. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 5(2e), pp. 56-68.
http://www.rinace.net/arts/vol5num2e/art5.pdf. Acesso em (Data).