El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


A Eficácia e Eficiência do Sistema Educativo Mexicano para Garantir o Direito à Escolaridade Básica
 
Resumo
 

Se contribuem indicadores para determinar a eficácia e eficiência com que o Sistema Educativo Mexicano (SEM) está garantindo o egreso oportuno de primária e secundária, níveis educativos obrigatórios em México. Ainda que o SEM continua melhorando gradualmente seu desempenho, altas proporções da população adolescente ainda não têm a primária ou secundária completas. Estes resultados se devem, em grande parte, à ineficiência do SEM em reter a seus alunos e promovê-los em trajetórias escolares que lhes permitam egresar nos tempos normativos. O SEM tem que diminuir principalmente a repetição em primária e a deserção em secundária para aumentar significativamente sua eficácia. Os indicadores longitudinais utilizados se obtiveram de melhoras ao método da cohorte reconstruída. Estes indicadores brindam uma imagem compreensiva do fluxo das gerações escolares na educação básica, superior à que brindam os indicadores tradicionais de corte transversal. Explodiu-se informação do II Conteo de População e Moradia de México 2005, bem como as estatísticas educativas dos ciclos educativos 1998/1999 ao 2008/2009.

 
Palavras Chave
 

Eficácia educativa, eficiência, direito à educação básica, egreso, abandono, indicadores longitudinais, análises de cohorte.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Robles, H., Escobar, M., Barranco, A., Mexicano, C. y Valencia, E. (2009). La Eficacia y Eficiencia del Sistema Educativo Mexicano para Garantizar el Derecho a la Escolaridad Básica. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(4), pp. 48-77.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num4/art3.pdf. Acesso em (Data).