.2008 - Volumen 1, Número 1
 
       
       
   
Avaliação educativa. Sobre Sentidos e práticas
 
       
    Margarita Poggi  
     
    .Resumo  
       
   

O artigo contribui reflexões sobre a avaliação educativa, já seja tanto a avaliação de sistemas educativos (ou subsistemas), como a avaliação de instituições ou de programas educativos. AO longo do mesmo se apresentam aportes conceituais e metodológicos que recolhem algumas das discussões tradicionais sobre o tema. Alguns dos conceitos e noções que se trabalham são: avaliação educativa, referente/referido, avaliação interna / externa, qualitativa / quantitativa.

O artigo retoma perguntas que costumam realizar-se a respeito do sentido da avaliação, as quais reenvían a sua vez a uma interrogação tanto por sua concepção e metodologia como por seus efeitos. Sublinha-se que em matéria de avaliação, as decisões metodológicas não estão só guiadas por uma racionalidade técnica, senão que toda proposta remete, explícita ou implicitamente, a posições teóricas e não só metodológicas; envolve questões vinculadas com as relações de poder e produz afirmações políticas que têm efeitos políticos.

Por último, o artigo inclui lineamientos e critérios gerais para orientar processos de avaliação. Estes se apresentam como guias gerais para a ação e não pretendem uniformar a avaliação em formatos únicos.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Avaliação, programas e projetos, sistemas educativos, politica educativa, metodologia.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Poggi, M. (2008). Evaluación Educativa. Sobre Sentidos y Práctica. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1 (1), pp. 36-44.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num1/art2.pdf. Acesso em (Data).