.2008 - Volumen 1, Número 2
 
       
       
   
Avaliação da Prática Docente. Uma Revisão desde Espanha
 
       
    Antonio Bolívar  
     
    .Resumo  
       
   

Analisam-se os modos e condições para que a avaliação da prática docente possa promover a melhora e, sobretudo, seu papel para assegurar a equidade de todos os alunos em seu direito à educação. A avaliação do desempenho docente deve dirigir-se a capacitar a escolas e professores para conseguir os padrões desejados e incrementar dita qualidade. A avaliação docente tem de possibilitar a construção da capacidade de mudança dos centros e contar com um contexto de apoio externo, ao mesmo tempo em que pressão para mudar.

O artigo revisa a situação da avaliação do professorado em Espanha, bem como as novas vias que abre a nova Lei de Educação. Se a política educativa quer incrementar a qualidade e os resultados, tem que investir no conhecimento e concorrências necessárias para conseguí-los. Isto requer um novo modelo de responsabilización pelos resultados, como assinala Elmore. Ao respecto, a auto-avaliação institutucional precede à responsabilidade externa dos resultados e deve combinar-se atualmente com uma responsabilidade pelos resultados inteligente, que contribua a pressionar e incentivar a melhora.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Avaliação do professorado, responsabilidade pelos resultados, capacidade de melhora, Espanha.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Bolívar, A. (2008). Evaluación de la Práctica Docente. Una Revisión desde España. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1(2), pp. 56-74.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num2/art4.pdf. Acesso em (Data).