A Educação em Valores no Âmbito da Educação Superior
 
Resumo
 

O trabalho se baseia na busca de informação que permitisse estabelecer o estado do conhecimento com respeito à educação em valores no nível superior em México. Os critérios utilizados para a revisão dos trabalhos com os quais dar conta deste objetivo foram: que estes trabalhos se tivessem realizado não mais de cinco anos atrás, que sua temática se adscribiera à educação em valores, que incluíssem trabalho empírico e que seu campo de estudo se localizasse na educação superior de México. A análise dos trabalhos encontrados nos leva a localizá-los em cinco grupos de acordo a suas coincidências num área particular da temática assinalada. Encontram-se investigações que indagam com respeito ao nível de desenvolvimento do juízo moral dos universitários, trabalhos que se ocupam em inquirir com respeito às preferências valorales dos universitários, estudos referentes à ética profissional, reportes que dão conta dos esforços por estabelecer projetos de educação moral, e trabalhos teóricos que tratam sobre a educação em valores, ou que analisam as políticas educativas e o papel do Estado quanto à educação moral se refere.

Dada a temática deste trabalho, a formação em valores e sua eficácia, considera-se pertinente desenvolver os trabalhos que se inscrevem nos dois primeiros grupos e esboçar o resto.

As investigações revisadas evidencian uma magra contribuição das instituições de educação superior no desenvolvimento valoral de seus estudantes. Por outro lado, advertem que a família é a principal fonte para a formação dos valores que os estudantes apresentam. Conclui-se com uma proposta que permita conhecer melhor o processo de formação valoral para daí derivar propostas de desenvolvimento valoral mais eficazes.

 
Palavras Chave
 

Educação em valores, juízo moral, educação superior, México.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Benitez, A. (2009). La Educación en Valores en el Ámbito de la Educación Superior. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(2), pp. 116-129.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num2/art6.pdf.
Acesso em (Data).