El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

RIEJS
Formação profissional: Exploração sobre o impacto de uma experiência internacional de Aprendizagem-Serviço de estudantes de Terapia Ocupacional
Resumen
O Aprendizagem-Serviço Internacional (ISL) atua como una pedagogia que pode ajudar aos estudantes de profissões relacionadas com a saúde a identificar a importância e pertinência de prestar uma atenção baseada no princípio da justiça social. Além da construção de competências básicas a nível prático, os educadores de profissões da saúde na educação superior têm um papel importante para assegurar que os estudantes de profissões da saúde tenham um forte sentido da justiça e sejam capazes de participar em uma prática crítica e consciente. La consciência crítica, identificada por Paulo Freire, pode ajudar aos estudantes de profissões da saúde na prática reflexiva e raciocínio baseado na justiça social. Este estudo se centra na implementação de um programa internacional de aprendizagem – serviço para ensinar aos estudantes de terapia ocupacional os princípios de justiça social. Métodos: Dois educadores de terapia ocupacional do Departamento de Terapia Ocupacional de uma Universidade dos Estados Unidos realizaram uma analise qualitativa das reflexões dos estudantes de terapia ocupacional de uma experiência de aprendizagem-serviço internacional de 3 semanas na República Dominicana. Pediu-se aos estudantes que refletissem sobre suas experiências e estas reflexões foram analisadas seguindo métodos qualitativos organizados por ideias centrais. Resultados: as reflexões dos estudantes apresentaram quatro temas essenciais, incluindo sair daquilo que os estudantes se sentem cômodos, o crescimento, a sensibilidade cultural, e a simplicidade e presença. Discussão: os resultados da análise qualitativa das reflexões dos estudantes de terapia ocupacional demonstram o poderoso impacto que tem o aprendizagem-serviço internacional na transformação das crenças dos estudantes de terapia ocupacional que se preparam para una prática centrada na justiça social. Os resultados deste estudo informam aos educadores que o aprendizagem-serviço internacional tem o potencial de ser una estratégia pedagógica poderosa para educar os estudantes de terapia ocupacional sobre justiça social.
Descriptores
Aprendizagem-Serviço Internacional, Justiça Social, Terapia Ocupacional.
Texto completo
Texto completo em Inglês HTML
Bajar HTML
Texto completo em Inglês PDF
Bajar PDF
Referencia

Domina, A., & Doll, J. (2013). Exploration into the impact of an International Service-Learning experience on occupational therapy students. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2(2), 75-88.

 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player