Diretrizes para Avaliadores

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ORIGINAL E REVISÃO

1. O processo editorial começa ao receber os originais. Após o recebimento do artigo, o Diretor acusara o recebimento do mesmo. Depois disso, os Editores farão uma pré-revisão para garantir que os artigos sejam ajustados ao escopo temático e interesse de acordo com os critérios editoriais da Revista, e que atendam aos requisitos de apresentação formal exigidos nas regras de publicação:

  • Estrutura formal do artigo.
  • Resumo / Abstract em Portuguesse e Inglês com formato IMRCyD.
  • Palavras-chave / Key words incluídas no Thesaurus da UNESCO
  • Formatos de edição (quadros, figuras, ...) de acordo com os regulamentos atuais da APA.
  • Conformidade com os regulamentos atuais da APA em citações e referências bibliográficas.

2. A falta de ajuste do manuscrito com as normas de publicação da Revista significará rejeição direta. A decisão será comunicada pelos Editores aos autores permitindo a possibilidade de adaptá-los e modificá-los para enviar o original novamente ao Diretor da Revista. Neste caso, o processo de avaliação começará desde o início.

3. Avaliação por pares cegos. Os editores enviarão o artigo convenientemente cego a dois revisores especialistas. Para sua seleção, será considerado que pelo menos 80% são externos ao comitê de redação e à entidade de publicação.

Os revisores especialistas farão um relatório justificado em no máximo um mês sobre a possível publicação ou não do original, com base em um protocolo de avaliação fornecido pelo Editor.

Os revisores especialistas avaliarão cada artigo com base nos critérios:

  • Qualidade e solidez do referencial teórico.
  • Adaptação metodológica do trabalho.
  • Implicações dos resultados tanto em termos acadêmicos quanto para o desenvolvimento de políticas educacionais.
  • Qualidade da escrita e adequação da estrutura do artigo.
  • Contribuição de novas ideias, pontos de vista ou temas inovadores.

Os revisores especialistas finalmente recomendarão que o artigo seja:

  1. Publicado como está.
  2. Revisado pelos autores de acordo com os comentários feitos, caso em que o autor deve rever a sua contribuição para ajustá-lo às recomendações dos revisores.
  3. Rejeitado para publicação na Revista.

Em caso de discrepância entre os dois revisores, o artigo passará por uma terceira avaliação.

A Revista apresentará relatório anual sobre a porcentagem de artigos aceitos e rejeitados.

4. Os Editores notificarão a decisão editorial aos autores, incluindo os relatórios de avaliação anônimos preparados pelos revisores dentro de um período máximo de três meses a partir da recepção do artigo. Caso a decisão seja aceitar o artigo com modificações, os autores terão um prazo de até dois meses para correção. Se necessário, a nova versão será submetida a uma nova avaliação.

5. Após a revisão da versão modificada do artigo, e sua possível avaliação, os Editores informarão os autores da decisão de aceitação, solicitação de nova revisão ou recusa do artigo. A notificação será feita por e-mail, indicando os motivos justificados para a decisão editorial e os resultados do processo de avaliação.

6. Uma vez concluído o processo de avaliação do original e recebida a versão final do artigo, os Editores farão a revisão final do estilo e da edição, de acordo com o formato da Revista. Seguindo os prazos estabelecidos acima, o tempo entre o recebimento do manuscrito e sua publicação na imprensa não será superior a 10 meses.

baixar
Protocolo para avaliação dos artigos
(100 KB)